TOSCORAMA
  • GUIA DE BLOGS

 

13 setembro 2007

A absolvição nas capas

capa-renan

No geral, os jornais foram tímidos para noticiar hoje a absolvição do senador Renan Calheiros. Os "jornalões" (que seriam os que deveriam explorar a criatividade e inovar) foram os mais simples. E não somente a Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo mostrados aqui. Outros também economizaram.
A Gazeta do Povo usou um recurso de diagramação contemporâneo: o de manchetar com uma única palavra em tamanho grande, o que atrai a curiosidade do leitor: Escapou de onde? Por que? Escapar tem relação com cadeia, onde quem faz coisa errada deveria estar.
Mas, a melhor capa, sem dúvida, foi a do carioca Extra. O jornal publicou em destaque foto da ex-amante do político quase nua e disse que só mostraria a parte menos obscena de todo o caso, não mostrando as cenas explicítas e de vulgaridade que ocorreram no Senado. Ótimo!
Tanto a Gazeta do Povo quanto o Extra exploraram o recurso do preto usado em casos de tragédia, luto ou coisas muito negativas. O jornal paranaense ainda publicou um editorial sobre o tema na capa, o que não é comum e não acho muito interessante, pois tira espaço dos recursos gráficos.

Marcadores: ,

 

TOSCORAMA