TOSCORAMA
  • GUIA DE BLOGS

 

21 setembro 2007

Assim caminham os blogs

O conceito de blog crítico/opinativo surgiu em Maringá em abril de 2003 com o Factorama. Eu e o jornalista Fábio Linjardi (hoje no O Diário) criamos o blog a partir de uma reportagem “derrubada” no jornal Hoje. Pensei em ter um lugar para publicar coisas que não cabiam no jornal e depois a idéia acabou sendo abordar os bastidores da imprensa e política maringaense. Paramos com o blog por duas vezes porque a repercussão era insignificante até que insistimos e passamos a chamar outras pessoas para escrever.

Em maio de 2005 surgiu o Blog do Rigon levando para a internet mais de duas décadas de experiência em colunismo político na cidade. Hoje é blog de maior repercussão em Maringá. Esse ano os blogs opinativos ganharam um novo impulso com o Blog do Edson Lima que, apesar de estar vinculado ao site de uma empresa - do jornal O Diário - apresentou o mundo blogueiro a pessoas que ainda não conheciam e aumentou a repercussão no meio.

No dia 9 de setembro de 2006 aconteceu o Primeiro Encontro de Blogueiros de Maringá com a presença de 15 pessoas representando seis blogs. Já nos reunimos outras duas vezes desde então. No dia 30 de julho deste ano ocorreu a primeira blogagem coletiva de Maringá com o tema “Ocupação irregular das calçadas”. A atividade teve 53 posts em 14 blogs.

anonimoA nova onda nos blogs maringaenses são os blogueiros anônimos. Já escrevi que sou contra este tipo de iniciativa, mas também sou a favor da diversidade. O que condeno é a ofensa e crítica pessoal feitas de maneira oculta e que chega na covardia em alguns casos. Acredito que uma crítica feita no anonimato não atinge seu objetivo que é denunciar ou consertar algo que o blogueiro considere errado. E também acho que a justificativa de se preservar para manter um emprego também não é válida. Se os argumentos são justificáveis nos posts, pode-se escrever em blogs mostrando a cara, sem ser ofensivo e conseguindo bons resultados. Também considero importante a identificação para que os blogs mantenham a credibilidade conquistada entre os formadores de opinião, sendo fontes de informação e de pautas. Analisando alguns blogs anônimos, percebi que eles não duram muito. Para descobrir o motivo só mesmo conversando com seus autores e isso ainda não consegui fazer.

Paralelamente ao anonimato surgem também os blogs especializados. Que são aqueles dedicados a temas específicos como:
Projeto Maringá - sobre arquitetura
Tião Oliveira – sobre futebol
TL 1972 – sobre carros antigos
Samba, Esquema e Rock – sobre “acena” indie local
• vale citar também a professora Marta Bellini que entrou de cabeça no cenário político nacional revelando bons textos e blogs

* se alguém souber a data que o blog do Edson Lima entrou na www, favor informar. Só há arquivo de setembro no blog e é importante ter os dados disponíveis aqui nestes registros históricos para pesquisas de outros blogueiros, bem como dos estudantes de Jornalismo.

Marcadores: ,

 

TOSCORAMA