TOSCORAMA
  • GUIA DE BLOGS

 

21 setembro 2007

Rockways & Tela Tosca

andyeUma dica aos leitores do blog: será exibido na noite de domingo, no Projeto Um Outro Olhar, no Shopping Aspen, em Maringá, o filme "Asas do Desejo" (1987), de Win Wenders.
Esse é o melhor filme que já assisti até hoje. Pode parecer um pouco de exagero para alguns, pois o filme não é dos mais fáceis. Mas, um pouco de esforço é fácil perceber a singeleza e tudo fica mais simples ao sacar as referências como os poemas de Rainer Maria Rilke e as aparições de Nick Cave.

Mas, o filme não se vale só pelas referências artísticas. A história é uma das sacadas mais bacanas do cinema: anjos sobrevoam Berlin acompanhando pessoas até que um deles entra em um circo e se apaixona por uma trapezista (como se imaginasse que ela fosse um tipo de anjo também). Como não consegue contato com a amada, ele deseja se tornar humano para conhecê-la. Até então o filme é em preto & branco porque os anjos não tem certas percepções. A partir do momento que ele vira humano e vai atrás da trapezista, o filme passa a ser colorido. Mas, quando ele chega no circo, a trupe recolheu a lona e foi embora. O anjo perambula por Berlin até chegar em uma casa noturna onde Crime & The City Solution e Nick Cave & The Bad Seeds estão se apresentando. O final é bem otimista e de deixar um sorriso ao som de "From Her to Eternity".

Essa camiseta da foto é das mais antigas da coleção. Gosto tanto do filme que ainda uso a camiseta, apesar de estar bem surrada... Acho que "Asas do Desejo" é o filme que mais vezes vi até hoje e sempre me agrada quando revejo.

Marcadores:

 

TOSCORAMA