TOSCORAMA
  • GUIA DE BLOGS

 

03 outubro 2007

Rockways - Damon & Naomi

damon-naomiA imagem à direita é a capa do novo disco da banda novaiorquina Damon & Naomi, lançado na semana passada. Ela é um ótimo exemplo para se mostrar a quem tem preconceito contra rock, fala bobagens do tipo, “roqueiro é tudo doido”, ou “Não dá para entender nada do que eles estão cantando”, entre outros.

As músicas são as mais singelas feitas desde os escoceses do Cocteau Twins, mas são compreensíveis, poéticas e extremamente cativantes. "Within These Walls" é o sétimo álbum do grupo que mantém o nome da dupla, mas agregou um guitarrista na formação e carregou alguns arranjos com metais como sax e trompete.
Conheci Damon & Naomi ainda na época do cultuado trio Galaxie 500, no final da década de 1980. O vocalista Dean saiu para formar o Luna e os outros dois terços seguiram juntos usando seus próprios nomes para lançar discos a partir de 1991.

Os vocais sussurrados, a guitarra discreta dedilhada, o baixo suavemente melódico e letras citando literários e artes plásticas formam uma sonoridade que cativa o mais destreinado dos ouvidos. Só para reforçar a singularidade da sonoridade, que banda você conhece que citaria entre influências Milton Nascimento, Velvet Underground e folk?
Em uma destas intrigantes ações do mercado, a banda já teve três discos lançados no Brasil na década passada: “More Sad Hits”, “Wondrous World of Damon & Naomi” e “Playback Singers” que são facilmente encontrados em bancas de promoção (até mesmo em Maringá) pela ignorância do público.

Ouça a banda.

Marcadores:

 

TOSCORAMA