TOSCORAMA
  • GUIA DE BLOGS

 

27 outubro 2007

A tecnologia a serviço da notícia

Curioso ver no dia seguinte como os veículos de comunicação anunciam a notícia atrasada. Ainda agora até sites de grandes veículos noticiosos do país ainda mostram que o suspeito foi preso e as investigações não estão encerradas em Maringá sobre o caso do assassinato da estudante Márcia Constantino. Isso mostra que o jornalismo online ainda não é levado a sério e não é profissional.
A situação nos impressos é pior porque o caso fica registrado, enquanto no site pode ser substituído (e até apagado). A cobertura mais ampla foi no O Diário. O Hoje Notícias só deu a confissão na capa, a Gazeta do Povo publicou que Natanael Bufalo havia confessado, mas o depoimento ainda estava em andameno no momento do fechamento da edição. Já, os outros veículos trouxeram somente a prisão e muitos outros no Paraná não deram nada.
Só que o pior de tudo será na segunda-feira com os programas televisivos locais fazendo aquele carnaval em cima da confissão, enquanto o fato já foi desdobrado pelos jornais na edição de amanhã. Ou seja, um atraso de quase três dias na televisão.
O fato é que os blogs são a fonte mais confiável e a única maneira de se atualizar sobre os fatos atualmente. A cobertura do assassinato da estudante maringaense e evangélica pode, tranquilamente, ser usada como exemplo prático nas aulas de Jornalismo nas faculdades de Maringá. Tanto como exemplo de novas tecnologias de comunicação de como não se fazer jornalismo.

Marcadores: , ,

 

TOSCORAMA