TOSCORAMA
  • GUIA DE BLOGS

 

29 outubro 2007

Uma noite de ação social

Estava ontem à noite assistindo “Heroes”, quando ouvi palmas na frente da nossa casa. Devia ser por volta das 22h. Era um rapaz carregando uma bolsa e meu irmão saiu para ver o que ele queria. Ouvi ele pedindo (praticamente implorando) por comida, pois estava com muita fome, que veio de Andradina com um tio e eles não tinham nada. Meu irmão disse que ia ver o que tinha. Eu desci até a casa da minha mãe (moro em uma kitnet sobre a garagem da casa dela) levando um pacote de pão-de-forma pela metade e uma embalagem com batata frita. Minha mãe colocava em um pote macarrão e frango assado que havia sobrado do tradicional almoço de domingo.
Levamos até ele e eu entrei em casa sensibilizado pelos agradecimentos de diversas frases do desafortunado... pensei: “Implorar por comida é muita sacanagem... ninguém devia passar por isso”.
Desci a escada de novo e fui atrás do rapaz que já havia virado a esquina, estava sentado no meio fio às escuras e devorando a comida que demos como se não se alimentasse há dias.
Perguntei o nome dele e ele respondeu em tom baixo: “Elvis”. Pronto, tocou meu coração pelo lado musical também. Falei pra ele procurar a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) na manhã seguinte. Perguntei se ele se lembraria do nome e do local e ele todo atencioso disse que sim. Achei melhor escrever o endereço e o nome para ele. Voltei em casa e ele continuou lá comendo.
Anotei o nome, endereço e telefone da Sasc para ele e dei um cartão telefônico também. Embaixo do papel anotei meu telefone celular e disse que se ele não conseguisse nada para me ligar que tentaria ajudar de alguma maneira (pensei em indicar algum albergue ou algo assim).
Novamente o rapaz agradeceu com a maior alegria e simplicidade do mundo.
Estava todo sujo, mal vestido, carregando com dificuldade uma bolsa e até fiquei tentado a dar dinheiro para o rapaz para pagar a passagem para ele ir embora. Fiquei meio mal no final de noite pela situação, mas não posso resolver todos os problemas do mundo. Torci para que ele resolvesse a situação dele e pudesse ter melhor sorte.
Acho que ele conseguiu algo, pois não me telefonou...

 

TOSCORAMA