TOSCORAMA
  • GUIA DE BLOGS

 

12 outubro 2007

O caos é Divino!

Maringá anda dando muita sopa para o azar ultimamente. Depois dos problemas no aeroporto, o episódio mais recente que quase virou tragédia foi hoje no Parque de Exposições no evento com o padre Reginaldo Manzotti, sobre a padroeira Nossa Senhora Aparecida.
Deveria ter aproximadamente 10 mil pessoas no local quando caiu o temporal. Luzes apagadas, pessoas correndo, muitas em pânico.
Havia apenas um único portão aberto na entrada principal (da avenida Colombo) e as pessoas se espremiam para sair, enquanto outras pessoas chegavam para tentar encontrar seus familiares e levar embora. Para piorar, motoristas inconsequentes tentavam entrar com seus veículos no parque pelo mesmo portão. Caos em cima de caos. Crianças e mulheres chorando, motoristas buzinando e tudo escuro.
A situação de risco era pior: estavam no chão diversos fios que deveriam ser da rede elétrica das barracas, chovia muito e as pessoas passavam pisando nos fios molhados.

Agora o pior de tudo: a organização do evento foi absolutamente omissa. Não havia nenhuma pessoa do evento no portão para tentar organizar a saída das pessoas ou prestar alguma orientação à multidão.
Os agentes de trânsito juntaram os cones e saíram correndo como se fossem de açúcar e pudessem derreter sob a chuva. Semáforos desligados e um congestionamento na avenida Colombo, a mais movimentada da cidade. Dentro do parque, "seguranças" da Kamillu´s protegidos embaixo das marquises e das lonas das barracas, enquanto a confusão tomava conta no portão. Isso mostra que pessoas contratadas para trabalhar improvisadamente como seguranças não tem preparação alguma para atuar em situações imprevistas.

Fui buscar a minha mãe que estava no evento e mal acreditei na situação que estava lá. Por sorte, não aconteceu nada de grave. Ao menos, não vi nenhuma ocorrência grave em aproximadamente uma hora que fiquei no interior do parque durante o temporal. Mas vi muitas pessoas bem assustadas. Mas, nada com o que se preocupar. Afinal, Maringá pode tudo já que as autoridades se importam somente com interesses econômicos e políticos... o povo, ah povo só tem valor na época de campanha.

 

TOSCORAMA