TOSCORAMA
  • GUIA DE BLOGS

 

07 outubro 2007

Rockways - O rock é o maior barato

devotos01Maringá teve ontem uma noite de genuíno rock´n´roll. A banda Thunderbird & Os Devotos de Nossa Senhora Aparecida fez um show de 40 minutos no Tribo´s Bar mostrando clássicos de quase duas décadas, músicas novas e empolgação no palco. Eles abriram com “Tô Sabendo” e, mesmo com problemas para regular o som no início do show, a banda seguiu tocando mostrando as referências de Ramones, Motorhead, Joelho de Porco e rockabilly. Tocaram a bacana “Motoboy” em uma óbvia referencia e com citação ao amigo Kid Vinil e a clássica “Gibi, Ramones e Motorhead”.

Um dos destaques da banda hoje em dia é a formação. Além da figura folclórica do próprio Thunder, o grupo tem um dos melhores bateristas rock´n´roll do país - Paulo Zinner, ex-Golpe de Estado – e as guitarras alternadas entre formação de punk e blues com Roy Carlini Zé Derliner. A alegria é ver que Thunderbird ainda se diverte (e muito) em cima do palco. Como se fosse um adolescente fazendo seus primeiros shows na banda. Ele brinca, dá suas “paletadas” furiosas e faz brincadeiras com os guitarristas se empurrando durante as músicas.

ENTREVISTA
Fiz uma entrevista com o Thunderbird à tarde durante a gravação do acústico para o programa Garagem. Ele se divertiu muito com as fotos que fiz da banda em 1992 em um show em São Paulo e ficava tentando lembrar quem aparecia nas imagens e ria dos cabelos (ou falta deles hoje) em seus amigos. Vou disponibilizar a entrevista depois no YouTube, mas segue um resumão aqui: “Temos que ocupar os poucos espaços da mídia”, disse sobre a (des)organização do cenário roqueiro no país. Uma das iniciativas que ele ressaltou foi o Rock Público, uma espécie de cooperativa do rock que começou no interior de São Paulo e se espalha pelo país para discutir a estrutura, dicas para shows, logística, entre outros.

Como bonachão que é, demos boas risadas com suas respostas sobre futebol e televisão: “Coitado do Seo Silvio [Santos] ... o tio ta mal!”, falando sobre a disputa da Globo e da Record, que fez com que o SBT ficasse para trás. Também falamos da origem do Devotos, do rockabilly no Brasil e as novas tendências do psychobilly, da internet, gravadoras, entre outros assuntos.
Thunder revelou que tem material suficiente para lançar dois discos: um de músicas inéditas mais recentes e outro de músicas antigas, mas que nunca foram editadas. E que isso pode se tornar viável com uma possível ajuda de Wander Wildner na produção.

devotos02

Luiz Thunderbird sobrevive hoje de música e disse que dá pra pagar as contas. ”Não vou tirar o diploma de dentista da parede. Ainda bem que tenho o rock!”, citou sobre o que o motiva a continuar se metendo em baladas independentes improvisadas depois de mais de duas décadas no rock. O objetivo é continuar tocando o máximo que puder. E isso ele tem feito ao pé da letra. São seis bandas que dividem o tempo do músico com programas de rádio e palestras motivacionais para parar de fumar. Entre elas estão Los Beatles Forévis com versões mais pesadas e de músicas obscuras dos Beatles, o Pork-a-Light formando uma superbanda com figuras do underground alternativo, a Sub Versões com Wander Wildner e Serginho (ex-Ultraje a Rigor), entre outras.

Saiba mais sobre o Thunderbird e os Devotos NSA.

Fotos: Andye Iore

Marcadores:

 

TOSCORAMA