TOSCORAMA
  • GUIA DE BLOGS

 

01 agosto 2008

O debate - resumão

O primeiro debate na TV entre os candidatos para prefeito de Maringá foi morno, com altos e baixos. O evento feito pela TV Maringá e jornal O Diário foi transmitido também pela rádio do Cesumar e Cultura AM. Foram cinco blocos sendo que o primeiro teve a mesma pergunta para todos os candidatos: “Por que você quer ser prefeito de Maringá?”

No segundo bloco, foram sorteados os candidatos para perguntar e responder e os temas. O terceiro bloco foi sorteado um candidato que escolhia quem responderia e o tema da pergunta. O quarto bloco teve perguntas feitas por jornalistas. E o último bloco foi para as considerações finais.
Acho que alguns candidatos não se prepararam adequadamente. Com a oportunidade de enfrentar diretamente seus opositores nas urnas, houve muitas das perguntas bobas tipo: “Qual a sua proposta para tal setor...?
O debate é a chance de você crescer com suas idéias e propostas e de diminuir os adversários frente ao eleitorado, ganhando votos dele.

Também achei que faltou uma melhor preparação técnica já que o áudio falhou em alguns momentos. Outro aspecto técnico importante foi a falta de imagens panorâmicas do estúdio para mostrar a distribuição dos candidatos na bancada, o que daria uma mostra de como estava o clima, se havia descontração ou tensão no ambiente. Essa imagem só apareceu no final do debate, mesmo assim mostrando quatro candidatos de um lado e depois quatro de outro.

Vale ressaltar que houve acompanhamento da Sociedade Eticamente Responsável (SER) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). E, claro, destacar um personagem que não estava no local, mas forneceu novos elementos para a campanha: a Justiça Eleitoral em Maringá e as impugnações dos candidatos. Com certeza o debate teria sido absolutamente sem graça se não houvesse as impugnações que foram citadas por alguns dos candidatos.

Marcadores: ,

 

TOSCORAMA